Visão geral
A Brazilian HTA Database é um amplo banco de dados de literatura científica ou produtos em ATS voltados para o contexto brasileiro, e disponíveis em repositórios de órgãos e agências nacionais, sociedades científicas ou disponíveis em revistas científicas. O banco de dados oferece um ponto central de acesso a informações que, muitas vezes, encontram-se disseminadas em diversas fontes individuais e nem sempre interligadas. Os documentos publicados na Brazilian HTA Database são artigos originais com coleta de dados primários ou secundários, revisões sistemáticas da literatura, revisões de escopo, artigos de cunho metodológico sobre quaisquer processos em ATS, avaliações econômicas de tecnologias em saúde (AES), análises de impacto orçamentário (AIO), dossiês em ATS (contendo parecer técnico-científico, AES, AIO), e estudos sobre a economia da saúde.
O banco de dados de ATS é único para o contexto brasileiro, pois contém registros de projetos de ATS desenvolvidos com a perspectiva nacional. Isso permite que diversos agentes participantes do processo de ATS e acadêmicos, financiadores, gestores e pesquisadores identifiquem trabalhos já concluídos com potencial para reduzir a duplicação não intencional de esforços.
Descrição dos Registros:
O banco de dados da Brazilian HTA Database é uma fonte valiosa para identificar literatura ampla, já que grande parte das informações aqui contidas está disponível diretamente em diversos locais. O conteúdo do banco de dados é conectado diretamente ao documento original de cada fonte de busca. Atualmente estão disponíveis todos os documentos, publicados até outubro de 2024, relacionados ao processo de ATS identificados nas seguintes fontes:
• Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec: relatórios de recomendação disponibilizados de 2012 a outubro de 2024;
• Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) de 2019;
• International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research – ISPOR: resumos de eventos com menção ao contexto de ATS brasileira publicados de 2002 a agosto de 2024;
• Jornal Brasileiro de Economia da Saúde – JBES: artigos e resumos de anais de eventos científicos publicados entre 2009 e 2024;
• Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia – JAFF: artigos e resumos de anais de eventos científicos publicados entre 2016 e 2024;
• Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS: dossiês para atualização do Rol de procedimentos disponibilizados em consulta pública de 81 a 118;
• Health Technology Assessment International – HTAi: resumos de eventos com menção ao contexto de ATS brasileira publicados de 2016 a 2023.
O banco de dados de ATS inclui documentos sobre tecnologias em saúde concluídas e publicadas por pesquisadores brasileiros ou internacionais, desde que descrevam a perspectiva brasileira de análise. Detalhes bibliográficos, tais como autores, ano de publicação e resumo são fornecidos para os documentos publicados. Sempre que possível, são fornecidos fonte de acesso para os documentos originais. A estrutura do banco de dados segue, em geral, a seguinte descrição:
• Características bibliográficas como autores do documento, ano de publicação, título completo no idioma original de publicação, volume e edição da publicação, endereço de acesso.
• Sempre que disponível, o resumo científico ou o resumo executivo do documento foi utilizado.
• Como forma de aumentar a sensibilidade da busca, os membros da Brazilian HTA Database realizaram uma tradução livre para o idioma oposto (inglês ou português) da publicação original através de inteligência artificial.
• O endereço do documento original está disponível ao final do resumo para acesso dos pesquisadores.
Desenvolvimento:
Estamos em constante aprimoramento da base. Atualmente, estão em extração documentos relacionados à ANS e resumos referentes ao congresso do HTAi. A atualização das fontes atualmente incorporadas ocorre mensalmente.
Além disso, atualmente o sistema de busca está limitado à seleção de operadores booleanos AND e OR, e não há ainda a possibilidade de exportar os registros para gerenciadores de referência. No aspecto técnico, a infraestrutura da base estará em contínuo aprimoramento.
Detalhes de Contato:
A administração do banco da Brazilian HTA Database é realizada pelo secretariado da INOVA HTA. Convidamos os pesquisadores e interessados para entrar em contato através do e-mail contato@htadata.com.
Sobre a INOVA HTA:
A INOVA HTA consiste em uma divisão da INOVA Medical especializada em Avaliações de Tecnologias em Saúde e Acesso a Mercado.